terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Culturalmente Pobre e Antipatriótico


Em 2006 tivemos a última Copa do Mundo FIFA – ou Campeonato Mundial de Futebol – em que todo o país parou somente para ver os jogos, ou seja, escolas permitiam que os alunos faltassem sem sequer ter alguma justificativa ou punição, outras até mesmo paravam de funcionar nos dias dos jogos do Brasil, as ruas da cidade pintadas com a bandeira ou com as mascotes da Copa do Mundo. Tudo isso somente para ver grupos de 23 jogadores saírem de suas nações cada qual, e brigarem entre si à conquista de um troféu. Entendam, não sou contra eventos esportivos ou qualquer incentivo ao esporte, até porque o mundo vem se tornando muito sedentário devido à alta tecnologia que encontramos hoje. Mas será que isso é mesmo ser patriótico? Escutar o Hino Nacional e não tê-lo decorado por completo, e mesmo depois que a orquestra terminá-lo aplaudir? – para quem não saiba aplaudir após o Hino Nacional é desrespeitoso com a sua pátria. Ou quem sabe, dizer que é patriota somente porque acompanhou todos os jogos do país durante Copa? Mesmo assim muitos ainda acham que estão valorizando o nosso querido país, que tem grandes riquezas, mas que nem mesmo sabem o que é patriotismo.

Patriotismo é não jogar lixo nas ruas, respeitar o seu vizinho, ajudar velhinhas a atravessar a rua, ao entrar no ônibus não ouvir música chula com o volume alto para que todos escutem – ou melhor, coloque um fone se você for deste grupo –, conhecer a história do país, do estado e do Distrito Federal. Quantos por ai sabem a história do seu bairro ou da rua onde mora? Então, por favor, me poupe! Ser patriota não é perder horas de sono devido ao fuso horário só para encher a boa e dizer: Eu amo meu país!

Isso também faz lembrar-me da falta de capacidade intelectual do brasileiro, que se comprova ao (re)eleger um semi-analfabeto como representante supremo do nosso governo. E não diga que Lula é um bom representante, qualquer pessoa que vá a rede nacional e tente tornar “sifu” um verbo ou decide que é melhor tratar venezuelanos por bolivianos não é um bom presidente. Claro que não pára por ai! Ele também quer acabar com os vestibulares e fazer com que o único teste de inserção as universidades seja o Enem, que qualquer pessoa que tenha uma interpretação de textos razoável consegue passar. E o incentivo a leitura, ao estudo e ética do cidadão, onde ficam?

Os brasileiros já são preguiçosos, não vão a teatros, ao cinema ou a eventos culturais, possuem uma média de leitura de livros de 1,8 livros/ano por pessoa, ou melhor, decaiu para 1,6 esse ano, ouve músicas chulas que estouram e que ficam meses nas paradas de sucesso como o “Créeeeeu”. E o pior de tudo isso é que escolhem o pior governo para o país e ainda reclamam que pagam impostos altíssimos, mas não têm nada de retorno.

Vamos então aplaudir o brasileiro que vive o que vive, dá seu jeitinho e continua na mesma porcaria durante décadas a fio. Celebremos a aproximação da Copa 2010, vai Brasil! Feliz Ano Novo para todos, porque iremos todos “nosfu”! Achou ruim? Então pega eu!



Nenhum comentário:

Postar um comentário