quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Todos pela Educação


No último ano, a popular emissora de TV, Rede Globo, tem investido na propaganda Todos pela Educação, esta mobilizada pelo Ministério da Educação (MEC). Um curioso posicionamento perante a mídia, pois nenhuma emissora de canal aberto – além da TV Cultura – faz este tipo de pronunciamento.

Segundo indícios, os principais posicionamentos da Rede Globo deste ano estão com um enfoque na política e conjuntura socioeducacional. Propagandas referentes a eleições, economia e saúde pública foram, durante anos, os embasamentos dos quatro principais jornais da emissora. Entretanto, o último ano alavancou o interesse pela educação, utilizando-se principalmente de atores e figuras esportivas para o marketing. Outro critério que mostrou o repentino movimento da Rede Globo, foi a estreia do novo programa Globo Educação, que atua visando os problemas na escola pública e possíveis melhorias.

É evidente que a maior parte dos atuais problemas do Brasil provém da má estrutura educacional, onde mais de 50% do país sequer possui os hábitos literário e científico. Os incentivos à tecnologia e informação são escassos, e, geralmente, feitos por entidades particulares. O papel que deveria ser assumido pelo Governo, está nas mãos de uma pequena parcela da burguesia, fator que é espantoso, pois essa burguesia não deseja melhor distribuição de renda. Então, quais são os interesses da maior rede informacional do país, ao integrar-se a esta mobilização, já que está associada à burguesia?

Ao que tudo indica, as intenções da Rede Globo são sinceras e aderem uma política de melhora social. Como já é de conhecimento público, além do interesse por ibope, a emissora realiza diversos movimentos sociais, como o Criança Esperança e os Amigos da Escola. O maior problema, no entanto, seria assegurar a veracidade desses grupos, pois estes podem muito bem utilizarem-se da fachada de grupos beneficentes, quando na verdade são órgãos de extorsão e corrupção. Até o presente momento, nenhuma irregularidade fora acusada às entidades da emissora. Neste caso podemos somente parabenizá-la por essas ações, entretanto, mantendo o caráter interrogativo: o dinheiro que invisto está sendo bem aplicado?

Sobretudo, o Brasil necessita de mais contribuintes para a melhoria da educação, só ,assim, poderemos nos tornar uma nação independente sócio e economicamente.

O relatório de atividades do programa Todos pela Educação você encontra aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário