terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cota: privilégio ou preconceito?


Hoje quero discutir algo muito polêmico que rondou na sala de aula e nas rodinhas entre amigos em minha escola: cotas raciais.

Eu, sinceramente, e a maioria das pessoas com quem conversei, têm a mesma opinião sobre essa cota: certamente não devia ser utilizada. Ser de uma cor diferente não muda seu intelecto, todos somos iguais na capacidade de pensar , - e em todo o resto - e se fosse para ter cota racial, nada mais justo que cota para asiático, europeu, mestiço...

Esse "privilégio" é mais uma forma de separar as raças, e acaba dando à entender que os negros não têm a mesma capacidade de entrar em qualquer tipo de seleção. A cota deveria ser abolida e o que realmente contaria seria a capacidade e aplicação dos alunos.

Sou a favor de apenas uma cota: a escolar. Não porque sempre estudei em escola pública, mas porque conheço pessoas que estudaram e estudam em escolas particulares e sei que o ensino é bem diferente, e a cota é uma oportunidade de uma pessoa com poucas condições ter um bom futuro.

Não quero abrir discussões nem que nenhum que ler esse post me contrarie ou critique, estou querendo abrir um possível debate ou apenas uma reflexaõ dos leitores. A cota ajuda todos, só alguns ou ninguém? Junta as raças ou só as separa mais? Minha opinião já foi dada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário