quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O Povo Brasileiro não está Pronto para Brüno - Felipe Neto


O filme Brüno será (é) um marco na história do cinema mundial. Uma daquelas produções que se tornam épicas e inesquecíveis, por vários motivos diferentes. No caso de Brüno, será pelo brilhantismo através das cutucadas polêmicas. Um filme que será tanto amado quanto odiado, gerando um dos maiores índices de divergência opinativa desde o primeiro Matrix, tão descartado pela sociedade brasileira sob o argumento do “não entendi nada”. Com Brüno não será diferente, exceto pelo fato de que gerará ódio dos pseudo-moralistas e pessoas que não compreendem o humor nas entrelinhas.

Para qualquer um que não tenha uma profundidade na interpretação e não consiga captar referências, a visão sobre o filme será apenas de um humor escrachado, como um piru dançante ou as práticas sexuais entre dois gays utilizando consolos e apetrechos inusitados. Mas essa é apenas a cereja do bolo.

De início, é importante ressaltar: Brüno é gay, tão gay quanto um pote de Doriana. E seguindo a linha de Borat, Sacha Baron Cohen traz um personagem polêmico com uma história inventada e vai às ruas americanas lidar com pessoas que não fazem idéia de que se trata de uma produção cinematográfica. As reações àquele viadão completamente insano tornam-se uma das maiores atrações do filme. Brüno quer o simples, virar uma mega celebridade internacional. Ou, em suas próprias palavras, o austríaco mais popular da história desde a segunda guerra mundial. Suas referências ao Nazismo fazem qualquer pessoa inteligente chorar de tanto rir. Entretanto, se você não entende uma piada onde Brüno chama Mel Gibson de “My Fuhrer”, é melhor deixar pra lá.

O filme traz inúmeras críticas sociais, aspecto que mais me agrada. Suas referências ao mundo da moda já começam de forma espetacularmente venenosa quando decide ir a um mega desfile utilizando um terno feito de… VELCRO! Com direito a grudar em qualquer tecido que encoste. Tudo se torna ainda mais divertido quando uma mega personalidade do meio dos estilistas diz que o terno é super interessante. Uma pessoa sem embasamento interpretativo tratará Brüno como apenas um personagem idiota do cinema, quando na verdade ele é um verdadeiro tapa na cara de padrões enraigados há séculos. Por Deus! Ele vai para o Oriente Médio vestido como uma biba saltitante! Ele chama um senador americano para uma entrevista e tira as calças tentando seduzí-lo!

Sacha Baron Cohen é mais que um humorista. Ele vai além, faz o que ninguém até hoje teve coragem de fazer, como ir caçar num acampamento com três cidadãos do sul dos Estados Unidos (extremamente machos) e, no meio da madrugada, ir até a barraca de um deles completamente nu, dizendo: “Um urso comeu minhas roupas, só não comeu as camisinhas, será que eu posso passar a noite aqui com você?”. Mais que isso, ele encontra-se com o líder de um movimento terrorista e OFENDE Osama Bin Laden (a única coisa que o líder diz é: “saia daqui imediatamente” - a cena então acaba, sinal de que deu merda).

Sacha, ou Brüno, mostra como pegar um microfone e ir atrás de celebridades é idiota. Seu humor nos ensina o que é verdadeiramente a gargalhada, ao invés do risinho estúpido de piadas bobas e arrogantes. Ele destrói paradigmas e cospe na face de todos aqueles que riem-se de Zorra Total ou de determinados Stand-Ups brasileiros, com piadinhas infames, superficiais e que só agradam àqueles sem nenhum nível intelectual. Compreender Brüno e divertir-se com o filme não é apenas satisfatório, mas um sinal de inteligência.

Enfim, deixo minhas palavras por aqui. O resto vocês descobrirão sozinhos, assistindo a essa produção completamente imperdível. Caso se sinta desconfortável no cinema, relaxe, respire fundo e deixe que o poder do humor de Brüno invada sua mente.

Texto de Felipe Neto do Blog controleremoto.tv

3 comentários:

  1. Tenho um perfil no twitter que divulga post de blogs que abordem o tema LGBT.
    Divulguei o seu lá.
    Se tiver indicações de post e blogs interessantes, pode me mandar e-mail.
    Obrigado.

    E-mail: lgbtblogs@gmail.com

    twitter.com/LGBT_Blogs
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM! ainda nao tive a oportunidade de ver, mas tenho certeza de que nao me arrependerei =D

    ResponderExcluir
  3. Tipo... só comentei!
    A ideia era discutir acerca do filme e não ingressar no mundo gls...
    mas beleza, todos são bem vindos aqui XP

    ResponderExcluir