quinta-feira, 1 de abril de 2010

Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?


"O meio-campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol

Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?"



Eu tenho certeza que quando Samuel Rosa escreveu esta popular música (se não me engano a composição é dele), ele não estava pensando no tipo de futebol que vemos hoje em alguns jogos.
Jogos que deveriam ter uma bela exibição de arte e belas jogadas, por causa de uma rivalidade que, desculpe a palavra, é ridícula, se transforma em uma exibição de luta livre e de um desrespeito enorme que boa parte do público não gostaria de ver.
E isso não para só nos grandes clássicos. Ultimamente estou assistindo a jogos escolares que chegam ao ponto crítico da falta de ética. Jogadores brigando entre si e até com os torcedores por causa de um pequeno campeonato que com certeza não vai para o currículo de ninguém. Chegou ao ponto de um garoto mais velho dirigir ofensas a uma garota mais nova, o que, para mim, não é nada digno de admiração.
Onde esta aquele esporte que todo mundo gostava? Com jogadas lindas e até algumas feias, mas ninguém se importando muito com isso, porque eles tentariam de novo, cada vez mais bonito.
Eu amo jogar futebol, sofro alguns preconceitos por ser garota, mas ainda assim amo, e não jogo pelo resultado e muito menos quero brigar por isso.
Vamos, por favor, voltar àquele esporte maravilhoso que paralisa países dos mais importantes, que parou guerras e criou acordos, e que eles parem para ver o verdadeiro e antigo futebol arte, não para brigar.
Para finalizar esse pensamento, a frase de uma das pessoas (se não A pessoa) que mais adorou jogar e, vamos concordar, jogou com classe.





"Se eu pudesse me chamaria Edson Arantes do Nascimento Bola. Seria a única maneira de agradecer o que ela fez por mim..." (Pelé)

Um comentário:

  1. gostei muito desa cronica ensentivam as pessoas a nunca desistir de seu futuro

    ResponderExcluir