terça-feira, 22 de janeiro de 2013

E se o inverso for meu lado certo?

O sonho de muitos é a USP. Começou muitos anos atrás e vai durar mais muitos anos. Devo dizer que era o meu também. Depois vinha UNICAMP e depois a pública que viesse era lucro. Quem me conhece sabe que não foi o que aconteceu. Não passei nem pra segunda fase, e pro meu curso as federais estavam muito concorridas. Resultado: nada.
O plano B era fazer um ano de cursinho e tentar de novo. Ai apareceu o Prouni. Decidi ver quais faculdades tinham e me apareceu: Mackenzie. Na época nem sabia o endereço da faculdade. Pensei, pensei e me inscrevi. Não passei. Fui continuando com o plano B enquanto não aparecia a segunda chamada. Apareceu. Pensei e pensei de novo. "Mas, e a USP? E o sonho?". Mas, como eu já disse em um texto aqui, não é porque a vida te leva pra um caminho diferente que este seja o errado. Na verdade ele pode ser o mais certo. Fui.
Menina pouco vaidosa, com pouco dinheiro e que estudou em escola pública a vida inteira surgindo em uma universidade em que 99% das pessoas são ricas. Posso muito bem dizer que estava receosa. Mas eu segui, decidida a ser eu mesma e não ligar se eu fosse tão diferente do resto. Quer saber? Sou bem diferente do resto. Mas e dai?
Muitas pessoas fazem o caminho inverso. Estudam em escolas particulares toda a vida, passam em uma universidade pública e aprendem a viver com pessoas mais pobres que elas, percebendo que são pessoas como quaisquer outras. Eu fiz um caminho diferente, e aprendi a mesma coisa. Aprendi que o fato de alguém não ter dificuldade em desembolsar quase R$2000 por mês não necessariamente diz que ela é melhor ou pior do que ninguém. Ter dinheiro não quer dizer arrogância. E que alguém que não desembolsa esse dinheiro pode muito bem se sentir incluído.
Uma coisa que sempre me fez muito bem, desde a GV, foi ter experiências com grupos de pessoas. Na GV aprendi a gostar das pessoas mais diferentes. No Mackenzie aprendi a ver diferenças em pessoas aparentemente tão parecidas. E além disso, óbvio, estou aprendendo muito. Pra você que olhou com preconceito minha decisão: será que eu estou pra trás mesmo? Aprendendo tudo que eu estou aprendendo dentro e fora da sala? Eu acho que não.
Quando eu era pequena minha cor favorita era vermelho. E foi por muitos anos. Alguns anos atrás simpatizei bastante com o roxo e troquei a preferência. Quer saber? Voltei a amar vestir vermelho.











#IssoéMackenzie

Nenhum comentário:

Postar um comentário